quarta-feira, 25 de julho de 2012

Duas coisas que não devem ser ignoradas

"Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;" - Provérbios 3.21

O homem mais sábio dentre os mortais que existiu foi Salomão e, nesse versículo ele cita duas coisas que não devem ser ignoradas na vida de quem deseja ser bem-aventurado.


Primeiro ele diz sobre guardar a verdadeira sabedoria; ora, se existe a verdadeira é porque também existe a falsa sabedoria, portanto, vamos entender a diferença entre as duas.


verdadeira sabedoria = vem do alto, inspiração divina para fazer, decidir e escolher o certo.


"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." - Salmos 110.10


Para adquirir a verdadeira sabedoria deve iniciar-se tendo profundo respeito pela Palavra e em cumprir fielmente os mandamentos do Senhor. Receberá o bom entendimento(verdadeira sabedoria) aquele que proceder desta maneira.

falsa sabedoria = vem da terra, inspiração humana e sem concordância com a Palavra, inteligencia para obter lucro de maneira maligna, perversa e enganosa.

"Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica." - Tiago 3.15

Essa falsa sabedoria é a inteligencia, malandragem, esperteza para obter vantagem sem importar-se com o próximo. É uma sabedoria terrena, porque vem do mundo, animal porque é humana e diabólica, porque vem do inferno.

Entre as duas linhagens de sabedoria, devemos optar pela verdadeira, pois é por meio da verdade que vencemos a mentira e que nos mantemos no caminho da vitória.

Em segundo lugar, Salomão também citou para guardarmos o bom siso, que quer dizer o bom senso, juízo, equilíbrio, bom senso.

O bom senso é o discernimento que o Espírito Santo concede a todo cristão, que lhe da a capacidade para entender o certo e o errado e diferir da benção e da maldição. Quem tiver sensatez evitará decisões erradas e evitará grandes sofrimentos.

"Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." - Efésios 5.17

Quem tem falta de sensatez por não buscar a Deus e a Sua Palavra, acaba não entendendo qual é a vontade do Senhor para sua vida e entra pelas veredas do destruidor(Sl 17.4). Devemos pedir que o Senhor nos dê esse bom senso, iluminando nossa mente com Sua Palavra e assim teremos nossos olhos do entendimento abertos(Ef 1.18). 

Guardando a verdadeira sabedoria que vem pela leitura da Palavra e comunhão com Deus e também o bom senso, não teremos  dificuldades para sempre fazermos a escolha certa e não cairmos nas ciladas do diabo!


O resto do texto de provérbios continua com a seguinte promessa:


"Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares." - Provérbios 3.22-24


Deus abençoe!




5 comentários:

  1. Muito bom gostei, me ajudou bastante, que Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMA EXPLICAÇÃO ME EDIFICOU.AMEM

    ResponderExcluir
  3. Perfeito a explicação entendi oq Deus me disse obrigada

    ResponderExcluir
  4. Esse ensino,é maravilhoso. ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  5. gratidão pela explicação: "A verdadeira sabedoria vem do alto, inspiração divina para fazer, decidir e escolher o certo". Muitas escolhas são difíceis, mas quando vem de Deus não temos duvidas, pois nos trás paz.

    ResponderExcluir