"Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;" - Provérbios 3.21O homem mais sábio dentre os mortais que existiu foi Salomão e, nesse versículo ele cita duas coisas que não devem ser ignoradas na vida de quem deseja ser bem-aventurado.
Primeiro ele diz sobre guardar a verdadeira sabedoria; ora, se existe a verdadeira é porque também existe a falsa sabedoria, portanto, vamos entender a diferença entre as duas.
verdadeira sabedoria = vem do alto, inspiração divina para fazer, decidir e escolher o certo.
"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." - Salmos 110.10
Para adquirir a verdadeira sabedoria deve iniciar-se tendo profundo respeito pela Palavra e em cumprir fielmente os mandamentos do Senhor. Receberá o bom entendimento(verdadeira sabedoria) aquele que proceder desta maneira.
falsa sabedoria = vem da terra, inspiração humana e sem concordância com a Palavra, inteligencia para obter lucro de maneira maligna, perversa e enganosa.
"Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica." - Tiago 3.15
Essa falsa sabedoria é a inteligencia, malandragem, esperteza para obter vantagem sem importar-se com o próximo. É uma sabedoria terrena, porque vem do mundo, animal porque é humana e diabólica, porque vem do inferno.
Entre as duas linhagens de sabedoria, devemos optar pela verdadeira, pois é por meio da verdade que vencemos a mentira e que nos mantemos no caminho da vitória.
Em segundo lugar, Salomão também citou para guardarmos o bom siso, que quer dizer o bom senso, juízo, equilíbrio, bom senso.
O bom senso é o discernimento que o Espírito Santo concede a todo cristão, que lhe da a capacidade para entender o certo e o errado e diferir da benção e da maldição. Quem tiver sensatez evitará decisões erradas e evitará grandes sofrimentos.
Quem tem falta de sensatez por não buscar a Deus e a Sua Palavra, acaba não entendendo qual é a vontade do Senhor para sua vida e entra pelas veredas do destruidor(Sl 17.4). Devemos pedir que o Senhor nos dê esse bom senso, iluminando nossa mente com Sua Palavra e assim teremos nossos olhos do entendimento abertos(Ef 1.18).
Guardando a verdadeira sabedoria que vem pela leitura da Palavra e comunhão com Deus e também o bom senso, não teremos dificuldades para sempre fazermos a escolha certa e não cairmos nas ciladas do diabo!
O resto do texto de provérbios continua com a seguinte promessa:
"Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares." - Provérbios 3.22-24
Deus abençoe!

Muito bom gostei, me ajudou bastante, que Deus continue lhe abençoando
ResponderExcluirÓTIMA EXPLICAÇÃO ME EDIFICOU.AMEM
ResponderExcluirPerfeito a explicação entendi oq Deus me disse obrigada
ResponderExcluirEsse ensino,é maravilhoso. ❤❤❤❤
ResponderExcluirgratidão pela explicação: "A verdadeira sabedoria vem do alto, inspiração divina para fazer, decidir e escolher o certo". Muitas escolhas são difíceis, mas quando vem de Deus não temos duvidas, pois nos trás paz.
ResponderExcluir