segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ouvindo a Voz de Deus





"Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens. Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra." - Lucas 9.44,45

Por que os discípulos não entenderam uma mensagem que lhes fora transmitida com tanta clareza? A resposta é que não tinham ouvidos para ouvir! Enquanto Jesus operava maravilhas, curava os enfermos, expulsava os demônios, apregoava as boas noticias, eles se interessaram a compreender ao menos as implicações temporais do que Ele ensinava.Mas quando lhes falou que iriam perder seu Messias e Senhor, não o quiseram ouvir, e por isso não o compreenderam.


Em um estudo realizado por pedagogos sobre a cognição(processo mental pela qual a aprendizagem se realiza), descobriram  que os alunos compreendem e retem melhor os assuntos que desejam aprender. E que as matérias as quais estão mais familiarizados são mais facilmente entendidas que as que não conhecem. E quando sentem que determinado assunto é importante para sua vida, ouvem atentamente. Os discípulos de Jesus não queriam saber nada sobre a possibilidade de ficarem sem o Mestre, que ele seria preso pelos inimigos, por isso, não deram ouvidos ao que Ele disse.


Portanto, ter ouvidos para ouvir é estar capacitado a entender o que está sendo dito, e isto se dá quando assumimos a atitude certa: a da obediência. Se não quisermos de fato fazer a vontade de Deus, não sermos capazes de escutar o que ele diz.


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" Apocalipse 2.11a


Este verso é repetido diversas vezes em Apocalipse, nos capítulos 2 e 3. Aí está implícito que, se não tivermos ouvidos que ouvem, não escutaremos o que o Espírito está dizendo. Não é que não queiramos ouvir, mas precisamos ser capazes de ouvir. 


Quando ouvimos a voz de Deus, muitas vezes ele nos corrige as atitudes erradas. Ele nos aconselha e nos dá orientações claras. Quando pecamos, está pronto para convencer-nos de pecado, e nos fazer voltar ao ponto onde o cometemos.


Como podemos cultivar o “ ouvido que ouve ” para escutarmos o que o Espírito Santo está-nos dizendo? Temos que cultivar uma atitude de obediência para com os aspectos da vontade de Deus que já conhecemos. Por que Deus iria dar-nos outras orientações, quando ainda não obedecemos àquilo que ele nos ordenou?


Quem tiver pecado em sua vida impedindo-o de obedecer a Deus, deve confessa-lo prontamente, e coloca-lo sob o sangue de Cristo. Assim, fica novamente limpo e pode voltar a ter um relacionamento de amor com Jesus Cristo, sendo de novo capaz de ouvir a sua voz.


Fonte: "Oração, A Chave do Avivamento" - Paul Yong Cho

2 comentários:

  1. Muito boa e importante esta palavra, verdadeiramente, só ouvimos e procurarmos entender quando o assunto nos interessa.E ficar semJesus não interessava aosdiscípulos.Precisamos está atentos a tudo, que Deus fala conosco.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa e importante esta palavra, verdadeiramente, só ouvimos e procurarmos entender quando o assunto nos interessa.E ficar semJesus não interessava aosdiscípulos.Precisamos está atentos a tudo, que Deus fala conosco.

    ResponderExcluir